Processos Poéticos é síntese das reflexões, da prática e dos cursos que venho ministrando há quase vinte anos. Nos últimos anos, ofereci orientação  direcionada à artistas cuja obra demandasse uma  interlocução crítica (seja para aclaramento das relações referenciais e inferenciais, avaliação de propriedades plásticas ou adequação discursivo-conceitual). Desta experiência, e por solicitação de alunos, lançamos a Iª edição do PP (2021), cujo sucesso motivou a instituição de um curso regular – com duas edições por ano, uma em cada semestre.

Procurei dar a máxima coerência interna ao Programa, com vasta seleção de referências e bibliografia. Esses conteúdos contemplam saberes  fundamentais ao fazer artístico para além da técnica; são questões a se considerar a fim de inscrever o trabalho na contemporaneidade. Esperamos que ele possa subsidiar o desenvolvimento de uma produção autêntica, onde o participante reconheça uma voz, de fato expressiva.

A restrição a 15 integrantes por edição nos permite oferecer atenção integral a cada um, incluindo monitoria de um projeto individual ao longo do curso. Como encerramento, promovemos um encontro com artista convidado (nas edições anteriores, o filósofo e aquarelista Marcos Beccari e a artista Bea Ballen).


Sejam bem-vindos!